O saldo FGTS sempre será uma fonte de dúvidas dos trabalhadores que têm a intenção de fazerem um saque, muito por alguns desconhecerem as respectivas datas para essa operação. Pensando nisso, separamos aqui as principais datas para que você as deixe anotadas e não esqueça. Confira a seguir.

Quando serão liberados novos saques do FGTS?

O saldo FGTS será liberado somente em 2023 através do saque-aniversário, que está bem próximo para os nascidos em janeiro, que farão o saque logo no dia 2. Esses terão até o dia 31 de março para fazerem o resgate dos valores, então é importante ter atenção para não esquecer. Veja as demais datas:

  • Fevereiro: 1 de janeiro até o dia 29 de abril de 2023;
  • Março: 1 de março até o dia 31 de maio;
  • Abril: 3 de abril a 30 de junho;
  • Maio: 1 de maio ao dia 31 de julho;
  • Junho: 1 de junho até 31 de agosto;
  • Julho: 3 de julho até 29 de setembro;
  • Agosto: 1 de agosto a 31 de outubro;
  • Setembro: 1 de setembro até 30 de novembro;
  • Outubro: 2 de outubro a 29 de dezembro;
  • Novembro: 1 de novembro a 31 de janeiro de 2024;
  • Dezembro: 1 de dezembro até 29 de fevereiro de 2024.

Agora você tem em mãos o calendário liberado do saldo FGTS a ser sacado de acordo com o mês do seu nascimento. Você terá praticamente dois meses para realizar a operação, portanto, tenha sempre atenção e não esqueça de retirar o valor dentro do prazo estipulado.

Quais serão os requisitos do saque?

O saldo FGTS exige que, para sacar, o beneficiário deve estar dentro do período de saque. Ou seja, você precisa estar enquadrado no mês do seu aniversário, a fim de ter a possibilidade de ter o valor parcial em mãos.

Quais serão os requisitos do saque
Fonte/Reprodução: original

Não adianta solicitar por este serviço se você estiver fora do período de saque de saldo FGTS ou tiver deixado o período passar. Se isso acontecer, você deve entrar em contato com o seu empregador e conversar a respeito da questão para saber se é possível ou não resolvê-la.

Quem poderá sacar o saldo do FGTS em 2023?

Absolutamente todos os funcionários que recebem o benefício e tem saldo FGTS disponível farão o saque em 2023. Por este motivo, é importante você estar atento ao calendário que disponibilizamos mais acima para não perder as datas ou esquecer.

Para não confundir as datas, você pode simplesmente anotar em sua agenda do celular e definir como um lembrete ao próximo ano. É normal esquecermos de determinadas informações por conta da correria cotidiana, mas quando se trata do saque do FGTS, não podemos deixar passar.

Qual o limite de saque?

Para sacar o saldo FGTS será permitido o valor de até R $1 mil. Tenha acesso aos valores creditados em sua conta por intermédio do app ou site do fundo de garantia. Isto evitará que você tente fazer o saque integral de todo o valor e ficar surpreso por ele não ser permitido.

Qual será o valor liberado para saque em 2023?

Neste caso, o valor do saldo FGTS funcionará da seguinte maneira: se você tiver um valor de R $20 mil, fará o saque de apenas 5% junto de um adicional. Caso o valor que você tenha seja de R $500,00, você retira até 50% do fundo.

Qual será o valor liberado para saque em 2023
Fonte/Reprodução: original

Perceba que, quanto maior forem os valores do saldo FGTS, cada vez menos você terá disponível para fazer o saque. Dessa maneira, o dinheiro fica guardado na sua conta e você terá esta reserva disponível caso seja demitido sem justa causa.