Uma das dúvidas mais comuns entre os trabalhadores do regime CLT é se o saldo do FGTS é resultado dos descontos do salário. Essa dúvida geralmente gera preocupação, mas estamos aqui para lhe tranquilizar! A empresa não faz esse tipo de desconto, portanto, você receberá o seu pagamento integralmente. Mas vamos entender um pouco mais do assunto no artigo a seguir.

Em quais situações o FGTS pode ser sacado?

O saldo do FGTS pode ser sacado pelo advento do saque-aniversário, por situações de demissão sem justa causa, falecimento do contribuinte ou aposentadoria. Diante desses casos, você sabe que tem o direito de resgatar o dinheiro, mas deverá cumprir com uma das exigências da Caixa.

Em quais situações o FGTS pode ser sacado
Fonte/Reprodução: original

Se você estiver com uma doença grave, existe a possibilidade de fazer o saque do seu saldo do FGTS, quando acontece uma demissão consensual (ambos entram em um acordo), ou quando você está em situação de desemprego durante 3 anos seguidos. Estes também são casos em que você terá a possibilidade de fazer o saque dos valores disponíveis em conta.

Como funciona o FGTS?

Durante todos os meses o seu empregador fica responsável por depositar em sua conta o saldo do FGTS, a fim de cumprir com a sua obrigação. O diferencial, portanto, é que os depósitos jamais serão feitos ao descontar do salário do contribuinte da empresa.

Este é um valor a parte em que o seu chefe incluirá na conta vinculada a você. Dessa forma, você apenas tem de aguardar os prazos corretos para resgatar o saldo do FGTS e fazer o seu uso para o que quiser.

Quem tem direito ao FGTS?

Os funcionários CLT terão direito de usufruir do saldo do FGTS, visto que seguem um contrato para com a empresa contratante, responsável por creditar os pagamentos em sua conta. No entanto, conforme explicamos, você terá direito de sacar em períodos específicos do ano.

Além disso, é importante que o saldo do FGTS seja removido sempre dentro da data apresentada, a fim de evitar dores de cabeça pelo atraso e ter de entrar em contato com o seu patrão para resolver esta questão.

Quais são os principais benefícios do FGTS?

Dentre os principais benefícios de se usar o saldo do FGTS, temos a oportunidade de usar o dinheiro para dar entrada na casa própria em seu nome, reformar o lar, construir ou simplesmente juntar o dinheiro.

Você pode investir e fazer tudo o que desejar com os valores resgatados, porém é sempre mais interessante usar o dinheiro para dar início aos seus maiores sonhos.

É muito importante que você use o saldo do FGTS em seu benefício próprio, a fim de usufruir de uma vida que sempre desejou. Quer construir a sua casa? Use os valores sacados. Prefere comprar um móvel ou eletrodoméstico novo? Faça a sua aquisição e complete o seu lar!

O FGTS é descontado do salário?

Conforme explicamos acima, o saldo do FGTS não é descontado do seu salário mínimo. Fica a cargo de todas as empresas realizarem o depósito por conta própria, ou seja, o seu empregador é responsável por separar uma fração e depositar na conta do fundo de garantia.

O FGTS é descontado do salário
Fonte/Reprodução: original

É estipulado por Lei que não ocorram remoções parciais ou integrais do salário do contratado, principalmente por se tratar de um benefício que será utilizado poucas vezes na vida desse trabalhador.

Agora que você aprendeu sobre o funcionamento do saldo do FGTS, confira mais dicas e informações sobre o fundo de garantia!