Sacar o FGTS para reforma pode ser feito apenas em períodos específicos do ano, ou quando você for demitido. Não é possível realizar os saques antes das épocas estipuladas pela Caixa, caso contrário, você verá o saldo bloqueado e não haverá nada a ser feito, exceto esperar pelo saque-aniversário.

O que é o FGTS?

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), é um benefício fornecido aos trabalhadores CLT que foram contratados por uma empresa, e fica a cargo do empregador pagar os valores devidos. 

Todo o dinheiro inserido na conta do FGTS ficará guardado até a Caixa Econômica liberar o saque. No entanto, este é um processo sazonal e que acontecerá apenas ao longo de um mês e meio, em que há a possibilidade de fazer o saque-aniversário.

O que e o FGTS 1
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, o fundo de garantia não pode ser descontado do salário do empregado. Estes valores devem ser calculados para haver o depósito correto e no período estipulado, sem atrasos ou quantias inferiores ao exigido.

Como o FGTS é calculado?

Antes de sacar o FGTS para reforma, saiba que o cálculo é feito em 8% em cima do seu salário. Neste caso, se você recebe R$ 1.600,00, basta fazer uma conta de vezes: 1.600,00 X 8 = 128. 

Este é o valor a ser pago por seu chefe ao seu FGTS. Você pode fazer o cálculo em sua calculadora a fim de economizar tempo, e saber se o empregador realmente paga com o que deveria ou se existem valores inferiores ao habitual no extrato.

Além disso, saiba que pelo próprio app do FGTS (disponível para Play Store e Apple Store), você consegue conferir todos os valores depositados e saber se há saldo para ser sacado. 

Quais são as vantagens do FGTS?

Se você quer o FGTS para reforma, saiba ser possível fazer o saque a esta finalidade. Isto ocorre, pois o dinheiro disponível para remoção pode ser usado do jeito que você optar, e não necessariamente mantê-lo em um investimento.

Quais sao as vantagens do FGTS 1
Fonte/Reprodução: original.

O FGTS para reforma permite que você, além de reformar a sua casa, possa comprar um lar, quitar dívidas ou simplesmente viajar. São diversas as possibilidades de se usar o dinheiro resgatado e caberá a você decidir como usá-lo.

Como é possível sacar o FGTS?

Como falamos mais acima, o FGTS para reforma pode ser sacado em épocas muito específicas. Não adianta você querer fazer o saque enquanto estiver empregado, pois estará bloqueado. Veja abaixo:

  • Funcionário contratado: não pode sacar o FGTS;
  • Aposentados: tem o direito de sacar;
  • Empregado com uma doença grave: recebe o direito de receber;
  • Demitido sem justa causa: pode fazer o saque;
  • Contribuinte faleceu: a família é a beneficiária;
  • Saque-aniversário: você fará o saque no mês do seu aniversário.

Sem exceções, se você não cumprir com um dos requisitos acima, não adiantará exigir perante a Caixa as possibilidades de sacar. É importante estar em uma dessas características, ou simplesmente aguardar o mês do seu nascimento em 2023.

Existe alguma forma de usar o FGTS para reforma?

Sim, é possível sacar o saldo do FGTS para reforma antes do período estipulado, porém com os bancos. É praticamente um empréstimo que você fará junto de uma instituição financeira, porém, que você terá a obrigação de pagar valores maiores.

Além disso, o percentual anual será de 19,42%, com uma taxa mensal de 1,49%. Dessa forma, você teria de pagar por um valor muito maior que o normal e, realmente, não valerá a pena. 

Recomendamos que ao invés de antecipar o valor, que aguarde para sacar o FGTS para reforma com a quantia solicitada. Evitará que você tenha de pagar por taxas ao longo do ano e ter de arcar com dívidas.