O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser acessado pelos milhares de trabalhadores beneficiados de várias formas e uma delas é pela internet. E para ter o acesso é só seguir alguns passos simples e informar os dados necessários, para conferir as informações apresentadas. Você ainda não sabe como fazer? Confira a seguir como consultar o FGTS Online e descubra o saldo do seu Fundo de Garantia sem precisar sair de casa!

FGTS Online

Fundo de Garantia pela internet – FGTS Online

Como consultar o FGTS Online

Até algum tempo atrás, o trabalhador precisava esperar a correspondência da Caixa enviada pelos Correios, para verificar o extrato bimestral de seu benefício. Mas, como os tempos de hoje é a era da internet, não há mais a necessidade de se ficar preso a este modelo de comunicado.

Agora você só precisa acessar o site da Caixa ou ir diretamente no link abaixo  e preencher os seguintes dados:

  • número do PIS/PASEP (sem a inserção de pontos e hífen)
  • Sua senha da internet;
  • O código de verificação gerado na página.

Depois é só clicar em “OK” e verificar as informações do seu benefício, que serão apresentadas em uma nova tela.

Consulta FGTS

Mas, se você ainda não possui uma senha de acesso ao sistema pela internet, deverá primeiramente fazer o seguinte: ao chegar à página “preencha os campos”: Informe o número do seu PIS e depois clique no botão “Cadastrar senha”. Em uma nova tela é só confirmar as informações apresentadas, para obter a sua senha de acesso.

Porém, se em algum momento você esquecer ou perder a sua senha é só retomar essa tela de acesso, informar o número do seu PIS e clicar no botão “Esqueci Senha” e realizar os procedimentos para recuperar o seu acesso.

Assim que conseguir realizar o acesso na página exclusiva do seu benefício, será possível realizar várias ações como, por exemplo, solicitar serviços no seu celular, atualizar o seu endereço, solicitar o extrato do FGTS por email, assim como verificar o seu PIS e a situação do seu Seguro-Desemprego (caso esteja recebendo).

Consulta FGTS online

Sem dúvidas! Assim você pode acessar o seu benefício a qualquer momento, horário e local, isso sem contar que evitará o transtorno de enfrentar filas ou outros problemas de acesso que são comuns, no atendimento presencial.

Por outro lado, você também está auxiliando a Caixa com a economia do uso de papel (o que deixa a Instituição mais sustentável), com melhoria no serviço e desafogamento ao atendimento na agência.

Aplicativo FGTS no Celular

Aplicativo do FGTS no celular

Aplicativo do FGTS no celular

Outra maneira muito eficiente de consultar o seu Fundo de Garantia é através do aplicativo do Fundo de Garantia da Caixa Econômica Federal. O aplicativo está  disponível pelas principais plataformas de Smartphone: Android, iOS e WindowsPhone.

No aplicativo é possível consultar o saldo da sua conta do fundo de garantia e consultar os lançamentos na sua conta, para fiscalizar a correta deposição do benefício na sua conta do fundo de garantia.

Quem tem direito ao FGTS?

O FGTS é um benefício que atende milhares de trabalhadores e os que tem direito a recebe-lo são: aqueles que trabalham em contrato formal e regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), trabalhadores temporários, rurais, operários, que executam atividade de colheita em período de safra, avulsos e atletas profissionais.

Podem ainda ser inseridos no Fundo, os profissionais que atuam como diretores não empregados e os empregados domésticos. Para isso, o empregador deverá realizar o procedimento de inclusão.

Quem pode sacar o FGTS?

O FGTS é um fundo de depósito realizado pelo empregador. O empregado só pode sacar o benefício, nas seguintes situações:

  • Quando o contrato foi rescindido e ele foi dispensado sem justa causa;
  • Fim do contrato de trabalho;
  • Aposentadoria;
  • Permanência do trabalhador por três anos consecutivos fora do regime do FGTS;
  • Permanência da conta vinculada por três anos consecutivos sem a realização de deposito ou crédito.

Artigos Relacionados

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...