Se o seu FGTS não caiu na conta, é preciso verificar o que aconteceu, já que esse é um problema resultante de muitos fatores, como informações desatualizadas, dados incompatíveis ou conta-conjunta.

Se você estiver dentro dos parâmetros exigidos e mesmo assim o seu dinheiro não se encontrar disponível, compareça à uma agência da Caixa e resolva o problema pessoalmente.

Mas se você quer saber mais das possíveis causas para o seu FGTS não ter caído em conta, ou se a sua intenção é se prevenir desse problema, confira o post a seguir e acompanhe as informações.

Como o FGTS funciona?

O FGTS é depositado mensalmente em sua conta com um valor específico, o qual não é removido do seu salário. Dessa forma, evita-se que você tenha mais descontos do que costuma ter e é garantido que aquele dinheiro fica armazenado em uma conta ligada diretamente a você.

Como o FGTS funciona
Fonte/Reprodução: original

No entanto, para sacar o FGTS você precisa, obrigatoriamente, cumprir com determinadas exigências por parte da Caixa Econômica. Para sacar, aguarde o período do saque-aniversário, exceto se você tiver sido demitido sem justa causa, sofra de uma doença grave, seja aposentado ou, no caso do beneficiário ter falecido, o saque é passado para os dependentes do mesmo.

Após saber a respeito de todas estas informações, você precisa estar ciente de que a consulta ao saldo disponível pode ser feita através do app do FGTS. Este se encontra na Google Play ou Apple Store e você pode baixá-lo e deixá-lo separado no celular para verificar o saldo regularmente.

Quais os benefícios do FGTS?

Antes de entendermos o porquê o seu FGTS não caiu na conta, é preciso saber que dentre os principais benefícios do fundo de garantia está a possibilidade de você comprar a sua casa própria, ou construir um lar do zero.

Claro, é possível usar o valor para outras finalidades e caberá a você decidir o que quer fazer e como. Prefere guardar o dinheiro em uma conta-poupança e deixá-lo render? Isto é possível e existe uma diversidade de instituições que prestam esses serviços com um percentual regular atrativo.

Por que o FGTS não caiu na minha conta?

Se o seu FGTS não caiu na conta no período estipulado, você precisa conferir se há problemas de atualização na página do app, fazer a desinstalação e instalar novamente. Se não for resolvido o problema, você precisa verificar se não existem questões em aberto, como:

  • Dados sem atualização: um dos motivos do para o FGTS não cair na conta é por seus dados não estarem atualizados;
  • Dados diferentes: às vezes pode acontecer de a própria Caixa adquirir as informações corretas, porém, no recolhimento, ocorrer um erro por parte do banco;
  • Conta-conjunta: é importante que a sua conta bancária tenha sido apresentada corretamente, a fim de receber o valor. Se for conta-conjunta, o pagamento não é realizado.

Se tudo está dentro dos conformes e mesmo assim o seu FGTS não caiu na conta, você deve entrar em contato imediatamente com a Caixa para descobrir o que se passa.

O que devo fazer se o FGTS não cair na minha conta?

Conforme adiantamos acima, se o seu FGTS não caiu na conta, é preciso conversar com o gerente de uma agência da Caixa. Não demore para visitar a agência, pois o prazo de saque do seu FGTS passa muito rápido e você corre o risco de ficar sem o dinheiro.

O que devo fazer se o FGTS não cair na minha conta
Fonte/Reprodução: original

Se o seu FGTS não caiu na conta, quanto mais rápido você buscar a solução, melhor será para ter o saldo disponível para o saque. Dessa forma, você confere se os seus dados estão corretos e, se for necessário, complementa o que estiver em falta.

Isto garantirá que, se o seu FGTS não caiu na conta desta vez, nas próximas ele estará disponível e você não vai precisar agendar um horário para resolver o problema com o banco.