O FGTS em 2023 passará por algumas mudanças que podem causar dúvidas nos trabalhadores, porém, adiantamos serem alterações agradáveis e que não trarão problemas a curto ou longo prazo. Permaneça conosco para saber como o fundo de garantia funcionará no próximo ano.

Quais as mudanças do saque FGTS para 2023?

Dentre as principais alterações feitas no FGTS em 2023, os trabalhadores verão a possibilidade de sacarem os valores do fundo de garantia em até 90%. Isto é praticamente toda a quantia inserida na conta, correto? 

Quais as mudancas do saque FGTS para 2023
Fonte/Reprodução: original.

Até este ano de 2022, víamos que os empregados tinham a permissão de resgatar entre 5% a 50% do valor que tinham em conta ativa. Neste caso, portanto, conforme explicado pela Câmara Legislativa, você que é trabalhador terá o direito de movimentar os valores como bem-quiser.

Quem preparou a proposta de modificação de Lei do FGTS, foi o deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB), junto de outros colegas de mesmo partido. O intuito desses políticos é permitir que os trabalhadores tenham a possibilidade de usarem as suas próprias contas com muito mais liberdade.

Quem terá direito ao saque FGTS em 2023?

Conforme explicamos em outros posts, o FGTS em 2023 será permitido movimentação apenas de pessoas que tenham valor disponível para uso. Caso contrário, não adiantará você querer sacar qualquer quantia se estiver com a conta negativa.

Você pode ter uma conta ativa ou inativa que não terá problemas ou complicações para movimentá-la, desde que esteja com dinheiro, certo? É por este motivo que você não só pode como deve ter o aplicativo instalado em seu celular, a fim de verificar todos os seus dados regularmente.

Como vai funcionar o saque extraordinário do FGTS em 2023?

De acordo com a Caixa Econômica, o FGTS em 2023 em saque extraordinário ocorrerá uma única vez a quem estiver com o saldo disponível em conta. Dessa forma, será possível obter cerca de R$ 1.000,00 em sua conta poupança Caixa Tem.

Como vai funcionar o saque extraordinario do FGTS em 2023
Fonte/Reprodução: original.

O maior benefício de sacar o FGTS em 2023 com a Caixa, é por haver a possibilidade de colocar qualquer conta em banco de sua preferência. Perceba que, dessa forma, você tem praticidade para lidar com a quantia resgatada sem qualquer dificuldade ou problemática.

Qual o calendário de saque do FGTS em 2023?

Se você não souber as datas do FGTS em 2023, apresentaremos a você o calendário completo para não perder o dia em que pode fazer o saque. Procure salvar o período na agenda do seu celular, a fim de ser avisado quando estiver perto de chegar a data.

  • Janeiro: 2 de janeiro de 2023 a 31 de março;
  • Fevereiro: 1 de fevereiro a 29 de abril;
  • Março: 1 de março a 31 de maio;
  • Abril: 3 de abril a 30 de junho;
  • Maio: 1 de maio a 31 de julho;
  • Junho: 1 de junho até o dia 31 de agosto;
  • Julho: 3 de julho a 29 de setembro;
  • Agosto: 1 de agosto até o dia 31 de outubro;
  • Setembro: 1 de setembro a 30 de novembro;
  • Outubro: 2 de outubro a 29 de dezembro;
  • Novembro: 1 de novembro até o dia 31 de janeiro de 2024;
  • Dezembro: 1 de dezembro a 29 de fevereiro de 2024.

Estas são as datas do FGTS em 2023, portanto, fique atento aos respectivos períodos a fim de não perdê-los.

Qual o valor de saque do FGTS será liberado em 2023?

Para receber o FGTS em 2023, saiba que terá direito do que estiver disponível, a depender da quantia em conta. Assim, dependerá sempre do valor, pois os percentuais tendem a se modificar a até 90%, conforme explicamos anteriormente.

Fique atento quanto aos valores antes de retirar, procure sempre acompanhar os depósitos através dos extratos e, se sentir dúvidas, converse com o seu empregador para verificar se o dinheiro está na quantia certa.