O FGTS da Caixa é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Este nada mais é do que um fundo criado pelo Governo Federal com a intenção de garantir uma estabilidade ao trabalhador que possua registro em Carteira de Trabalho.

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira do Governo que administra este fundo, é através dela que o trabalhador que possui o FGTS pode consultar e também realizar os saques quando estes forem liberados.

Nesse artigo vamos entender como funciona, como ter direito e quais as principais vantagens do FGTS da Caixa!

A Caixa libera empréstimo FGTS?

Uma das modalidades de saque do FGTS da Caixa é o Saque-Aniversário. O trabalhador que optar por essa modalidade recebe uma parte do saldo do fundo no mês em que faz aniversário, mas não terá mais direito ao saque do saldo total caso seja demitido sem justa causa. 

A Caixa libera emprestimo FGTS
Fonte/Reprodução: original.

A Caixa, através do aplicativo Caixa Tem, libera empréstimos que são a antecipação dos saques-aniversários dos próximos anos.

Como o FGTS funciona?

O FGTS da Caixa é alimentado mensalmente por uma porcentagem do salário paga pelo empregador. Essa porcentagem, que pode variar de 2% a 11,2%, conforme a situação do trabalhador, não é descontada do salário, visto que se trata de um direito trabalhista. 

Esses valores vão acumulando mensalmente em uma conta especial administrada pela Caixa, e possuem um rendimento de 3% ao ano, podendo ser sacados em algumas situações. As principais são no caso do empregado ser demitido sem justa causa, aposentadoria ou caso ele queira fazer um financiamento de imóvel próprio.

Quais são as vantagens do FGTS?

Dentre as principais vantagens do FGTS da Caixa, encontra-se a possibilidade de participar dos resultados gerados pelo FGTS no ano. Também é através dele que muitos trabalhadores de baixa renda, conseguem acesso a programas que facilitam o financiamento de casa própria. 

Quais sao as vantagens do FGTS
Fonte/Reprodução: original.

O FGTS ainda garante um alívio financeiro para o empregado demitido sem justa causa, que vai precisar do fundo para se manter até que consiga se reinserir no mercado de trabalho.

Como sacar o FGTS na Caixa?

Existem algumas formas de realizar o saque do FGTS da Caixa, a principal delas é após a demissão sem justa causa, mas também é possível sacar através do Saque-aniversário do FGTS, por medidas provisórias editadas pelo Governo Federal — a fim de liberar o fundo para casos de emergência —, programas de financiamento para casa própria, casos de doenças graves, aposentadoria e falecimento do trabalhador.

Cada um dos casos exige uma documentação específica e a maioria necessita dos documentos pessoais: número do PIS/PASEP ou NIS, a Carteira de Trabalho e certidões, atas ou comprovantes das situações que precisam ser comprovadas para realizar o saque.

Para verificar o saldo, o trabalhador pode utilizar o aplicativo FGTS da Caixa, que está disponível para Android e IOS.

Quem tem direito ao FGTS?

Tem direito ao Fundo de Garantia todos os trabalhadores que já trabalharam ou que estejam trabalhando de maneira formalizada, com contratos registrados em Carteira de Trabalho. Aqui estão contratos de aprendizagem que integrem alguma modalidade de saque, desde que tenham algum valor disponível.

Preciso ter conta na Caixa para receber o FGTS?

Para receber o saldo do FGTS não é necessário ter uma conta na Caixa, especificamente. O trabalhador pode indicar uma conta em qualquer outra instituição financeira para receber, salvo alguns casos, como o saque extraordinário do FGTS, depositado diretamente em conta poupança social digital, aberta pela Caixa Econômica para este fim. 

É importante conhecer e entender o FGTS da Caixa. Isso porque esse fundo é muito importante para todo trabalhador que possui registro em Carteira de Trabalho, já que garante proteção financeira em caso de demissão sem justa causa e ainda proporciona outros benefícios.