Você sabe para que serve o FGTS da caixa?

O trabalhador brasileiro é um dos mais assistidos quando se trata de benefícios, especialmente quando se trata de demissão. Para que os desempregados não fiquem desamparados, incapazes de sustentar suas famílias, existe o benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Você sabe o que é o FGTS? Não? Leia o artigo abaixo para saber mais.

O que é o FGTS?

FGTS da caixa é um benefício focado em ajudar aqueles que foram demitidos sem justa causa, tiveram que sair devido a doenças graves ou desastres.A quantia que pode ser retirada pelo trabalhador quando ele fica desempregado é de 8% do salário do empregado, depositada na conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal.

O que é o FGTS?
FGTS Fonte/Reprodução: original.

No entanto, nem todos têm direito ao Fundo de Garantia do trabalhador. Para receber os benefícios, você precisa ser um trabalhador rural ou urbano sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, empregado doméstico ou trabalhador autônomo.

Como consultar seu FGTS?

A consulta do FGTS da caixa pode ser feita através do site da Caixa Econômica Federal, o banco responsável pela administração deste benefício.Para realizar a consulta, siga os passos abaixo:

  • Acesse a área de consulta para o Fundo garantia, da Caixa Econômica Federal, pelo endereço eletrônico acima;
  • Nesse momento, você deve preencher os espaços em branco. Primeiro, você deve digitar seu número NIS, sem pontos e hífens. Em seguida, você deve digitar sua senha de Internet.
  • Se ainda não tiver uma senha de Internet, você pode se registrar imediatamente clicando na opção ‘registrar senha’.
  • Com todas as informações preenchidas, clique no botão ‘ok’.

Pronto, se todas as informações estiverem corretas, você será redirecionado para a página de consulta do FGTS.

Como é feito o cálculo do FGTS da caixa?

Muitas pessoas estão curiosas sobre como o FGTS da caixa é calculado. Todo mês, uma porcentagem do salário é destinada à constituição do benefício. Este valor é coletado não apenas do salário, mas também de horas extras, trabalho noturno, risco à saúde, adições perigosas, tempo de férias e também do 13º salário.

Como é feito o cálculo do FGTS da caixa?
Cálculo do FGTS da caixa. Fonte/Reprodução: original.

Hoje, existem várias calculadoras na internet que prometem calcular o saldo do Fundo de Garantia. Elas apenas pedem o valor do salário e o número de meses trabalhados.

Onde consulta o extrato do FGTS?

A declaração do Fundo de Garantia pode ser consultada da mesma forma que o saldo. Isto significa que você pode verificar seu extrato a qualquer momento para ver quanto dinheiro está no fundo e qual é a taxa de juros atual. Além disso você possui as seguintes informações:

  • Dados do cadastro empregador;
  • dados do cadastro do empregado;
  • data da última alteração no valor do saldo;
  • saldo do fundo de garantia;
  • Os lançamentos do fundo realizados nos últimos 6 meses.
  • etc.

O extrato também lhe mostrará quaisquer encargos que tenham sido feitos ao fundo.

O que é o Certificado do FGTS

Se os funcionários de uma empresa assinaram documentos de trabalho, a empresa deve mantê-los em dia com relação às suas contribuições ao FGTS. Muitas pessoas desconhecem que o certificado do FGTS é um documento que verifica o cumprimento da lei por parte de uma empresa.

O certificado de regularidade do FGTS (CRF) é um documento necessário para comprovar a legalidade e regularidade da pessoa jurídica em relação a suas contribuições para o fundo de garantia. Ele serve para que a empresa comprove sua regularidade para poder participar de licitações e parcerias com o governo, além de ser exigido para a aquisição de crédito.