Encontrar o FGTS com saldo bloqueado pode ser muito assustador, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que o dinheiro costuma ficar disponível em épocas específicas do ano? Assim, não adianta nada ficar preocupado antes do tempo certo, já que a Caixa libera os saque-aniversários para os contribuintes por quase dois meses e em períodos específicos. Saiba mais a seguir.

O que é FGTS saldo bloqueado?

O FGTS com saldo bloqueado mostra que o dinheiro está totalmente impossibilitado de ser movimentado. Neste caso, você não consegue fazer nenhum tipo de saque, tampouco realizar a sua transferência para outra conta que seja de sua preferência.

O que é FGTS saldo bloqueado
Fonte/Reprodução: original

No entanto, se você estiver com o FGTS com saldo bloqueado é porque você não está no período de saque. Isso porque apenas durante o saque-aniversário correspondente ao seu mês de nascimento é que os valores serão disponibilizados.

Como o saldo do FGTS bloqueado é calculado?

Mesmo que o FGTS com saldo bloqueado permaneça dessa forma, ele será calculado sempre como equivalente a 8% do seu salário. É um percentual usado para saber o quanto seu patrão deverá depositar.

Inclusive, este é um valor que precisa ser depositado mensalmente na sua conta do fundo de garantia. É uma obrigatoriedade por parte do contratante e que este não deve descontar de forma alguma do seu salário mínimo.

Em outros artigos, já exploramos amplamente essa questão, então não há com o que se preocupar. Na dúvida, visite outros de nossos conteúdos e tire possíveis dúvidas sobre como funciona o depósito do seu FGTS.

De toda forma, você deve manter a atenção com o seu FGTS com saldo bloqueado, que caso permaneça dessa forma mesmo no período de saque, é porque é sinal de problemas específicos.

Qual o valor máximo que pode ser bloqueado?

Se optar por antecipar o seu FGTS, no caso de um empréstimo, por exemplo, o percentual a ser sacado é de 10% do valor somado a mais 40% de uma multa rescisória. Ainda assim, não recomendamos essa atitude.

Pense que quando você faz um empréstimo terá de arcar com os pagamentos, certo? Caso você tenha o FGTS com saldo bloqueado, isso irá lhe atrapalhar muito, principalmente se você precisar realmente do dinheiro e não conseguir sacá-lo por estar totalmente bloqueado.

Por quanto tempo o saldo bloqueado fica disponível?

O FGTS com saldo bloqueado pode demorar meses até ser desbloqueado, já que ele fica disponível em períodos extremamente específicos do ano. Lembre-se que os saques podem ser feitos no mês do seu aniversário, quando você for demitido sem justa causa, seja vítima de uma doença grávida ou seja aposentado.

Por quanto tempo o saldo bloqueado fica disponível
Fonte/Reprodução: original

Além destas possibilidades de encontrar o FGTS com saldo bloqueado, outra razão pode ser no caso de você continuar a trabalhar. Por estes motivos, você precisa aguardar realmente as datas estipuladas e procurar evitar fazer empréstimos de antecipação do fundo de garantia.

Quais são as consequências de ter o saldo bloqueado?

Conforme explicamos antes, um dos principais motivos é por causa do saque-aniversário antecipado, mas também pode ser causado por decisão judicial em que há a falta de pagamento da pensão alimentícia do seu filho, por exemplo.

Estes são os motivos em que o FGTS com saldo bloqueado pode aparecer e te pegar desprevenido. No entanto, te adiantamos que nada disto irá ocorrer se você cumprir sempre com os seus débitos e pagar o que precisa.