Com a constante mudança nas leis trabalhistas, é essencial que os trabalhadores estejam sempre informados sobre seus direitos e benefícios. Uma das informações mais importantes é o FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que garante uma reserva financeira ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Neste artigo, você irá descobrir como acessar informações importantes sobre seus direitos trabalhistas e como consultar o FGTS da sua empresa. Não perca tempo e fique informado!

Informações sobre o FGTS e situações de saque

InformaçãoComo consultarSituações de saque
O que é o FGTS
Como saber se a empresa está em dia com o FGTSConsultar saldo na conta do FGTS, extrato da conta do FGTS ou Guia de Recolhimento do FGTS
Como consultar e entender os dados do FGTSCriar uma conta no site oficial da Caixa ou ir diretamente a uma agência da Caixa
Quais são as situações em que é possível sacar o FGTSDesemprego, compra de imóvel, etc.

Descubra como garantir seus direitos trabalhistas: saiba como consultar o FGTS da sua empresa!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador brasileiro e é obrigatório para todos os empregadores que contratam trabalhadores com carteira assinada. O objetivo do FGTS é garantir ao trabalhador brasileiro direitos trabalhistas, como a estabilidade no emprego e a segurança financeira em caso de demissão sem justa causa. É um programa de proteção social que garante ao trabalhador que, em caso de desemprego, receberá um valor correspondente a 8% de seu salário, mais uma multa de 40% sobre o valor total.

Como saber se a empresa está em dia com o FGTS?

Para verificar se a empresa está em dia com o FGTS, o trabalhador pode consultar o seu saldo na conta do FGTS. A empresa deve efetuar o depósito mensalmente, até o sétimo dia de cada mês, e este valor não pode ser inferior a 8% do salário do trabalhador. Caso este dia seja um feriado ou final de semana, deve ser feito no dia útil imediatamente antes.

Como consultar e entender os dados do FGTS?

Para consultar o saldo da conta do FGTS, você pode ir diretamente a uma agência da Caixa ou criar uma conta no site oficial. Basta ter em mãos o número do PIS/PASEP. Uma vez que você tenha feito o cadastro, poderá verificar o seu saldo a qualquer momento e, inclusive, através do aplicativo FGTS.

Além disso, o trabalhador também pode consultar o extrato da conta do FGTS, que mostra todas as movimentações financeiras realizadas pela empresa. O extrato é emitido mensalmente e pode ser consultado na agência da Caixa ou no site oficial.

Outra forma de saber se a empresa está em dia com o FGTS é através da Guia de Recolhimento do FGTS (GRF). A GRF é emitida todos os meses e contém as informações sobre os depósitos realizados pela empresa, como valor, data, número de PIS/PASEP, nome do trabalhador, etc.

Quais são as situações em que é possível sacar o FGTS?

O trabalhador tem direito ao saque do FGTS em algumas situações, como desemprego, compra de imóvel, etc. O saque do FGTS pode ser feito na agência da Caixa ou no site oficial.

Em suma, para saber se a empresa está em dia com o FGTS, o trabalhador deve consultar o seu saldo na conta do FGTS, o extrato da conta do FGTS e a Guia de Recolhimento do FGTS. Além disso, é importante lembrar que o trabalhador tem direito ao saque do FGTS em algumas situações.