O Seguro Desemprego é um importante benefício que auxilia o trabalhador que perdeu a sua fonte de renda (emprego) de forma inesperada. Através dele, é possível arcar de forma honrada com suas despesas, enquanto se procura uma nova oportunidade de retorno ao mercado de trabalho. O beneficiário pode consultar o seguro desemprego pela internet, pelo telefone, e pelas agências da Caixa Econômica Federal.

Consulta Seguro Desemprego

Consulta Seguro Desemprego – Veja como consultar o valor do auxílio desemprego

Como se sabe, o trabalhador que tem direito a esse beneficio é aquele que exerceu suas atividades, as quais se encontram devidamente registradas em sua Carteira de Trabalho (CTPS).

Se você está desempregado e já deu entrada no seu benefício ou pretende realiza-lo agora precisa ler este artigo, até o final, para saber como funciona este programa e quais são as alternativas disponíveis, para que se possa realizar a consulta de forma segura. Venha comigo.

Como consultar o seu Seguro Desemprego

Basicamente há três formas em que é possível realizar a consulta do beneficio, que são as seguintes: com o Cartão Cidadão, com a conta Caixa e através da internet. Veja a seguir como funciona cada uma delas.

Consultar o Seguro Desemprego com o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é uma verdadeira ferramenta que facilita o acesso dos trabalhadores aos principais serviços e benefícios sociais oferecidos pela Caixa Econômica Federal como é o caso do FGTS e do Seguro Desemprego.

Com este cartão, você pode consultar o saldo e o extrato do seu benefício mesmo que não tenha uma conta bancária na Caixa, pois ele é voltado para quem está cadastrado em algum tipo de benefício do Governo Federal.

Para consultar o seu Seguro Desemprego é só apresentar o seu cartão em uma agência, postos autorizados da Caixa ou então em uma Casa Lotérica. Mas não deixe de levar também um documento de identificação com foto, pois o atendente costuma pedir, para conferir.

Consulta do Seguro Desemprego como cliente da Caixa

Se você possui uma conta no banco, seja poupança ou conta corrente poderá verificar a situação do seu benefício através dela. Ao fazer a consulta em um caixa eletrônico é só observar no menu de opções, em qual deles aparece a consulta ao seu saldo e/ou extrato do Seguro Desemprego, clicar e verificar as informações.

Esta opção é viável para quem não realiza a consulta pela internet, mas para quem prefere o acesso eletrônico, deverá verificar o tópico seguinte.

Consulta do Seguro Desemprego pela internet

Para verificar a situação do seu benefício, acesse o site da Caixa (caixa.gov.br) e procure no seu menu a opção “Benefícios e Programas”. Na nova aba aberta, vá em “Benefícios do Trabalhador”e clique em “Seguro Desemprego”.

Ao ser redirecionado para uma nova página, clique no botão laranja “Consultar o pagamento” e o sistema irá lhe pedir que informe o número do seu NIS ou PIS/PASEP e sua senha da internet.

Caso não tenha a senha é só informar o seu NIS ou PIS/PASEP e clicar no botão referente a “cadastrar senha,” para depois realizar a consulta do seu benefício.

Aplicativo Caixa Trabalhador

Outra excelente alternativa é o aplicativo disponibilizado gratuitamente pelo banco em que você pode consultar o seu PIS e o Seguro Desemprego. O app está disponível para os sistemas: Google Play, Apple Store e Windows Store.

É só ir à loja de aplicativos do seu smartphone, pesquisar por “Caixa Trabalhador” e instalar o app. Nele você verifica a situação dos seus benefícios, o calendário dos abonos salariais e ainda tem acesso às perguntas mais frequentes sobre cada modelo de beneficio, para tirar as suas dúvidas.

Artigos Relacionados

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...