Realizar uma consulta FGTS pelo CPF exige que você tenha em mãos o seu documento, a fim de saber saldos e extratos em sua conta. Normalmente, o uso do CPF é feito quando não se está com o número do PIS/PASEP ou NIS, mas vamos entender um pouco mais desse processo abaixo. Acompanhe o post.

Posso consultar meu saldo FGTS pelo CPF?

A consulta FGTS pelo CPF pode ser realizada no próprio app do fundo de garantia, principalmente se você estiver sem o seu NIS. Use a sua senha já cadastrada, insira o número do seu documento e realize o login a fim de verificar se existem valores disponíveis.

Posso consultar meu saldo FGTS pelo CPF
Fonte/Reprodução: original

É muito importante que durante o processo de consulta FGTS pelo CPF, você esteja atento quanto aos depósitos. Veja se estão regulares ou se encontram atrasados, pois, se isto acontecer, você precisa conversar imediatamente com o seu empregador.

Não é normal que aconteça de o patrão esquecer de efetuar o pagamento, já que é obrigatório por parte de todas as empresas CLT cumprirem com os prazos de depósitos. Caso existam problemas divergentes do esperado, procure a Justiça do Trabalho e resolva a situação em juizado.

Onde posso consultar?

Como explicamos acima, a consulta FGTS pelo CPF pode ser feita diretamente pelo seu celular. Basta fazer o download do FGTS na Google Play ou na loja do iOS e após instalar fazer o login com o documento e senha.

Tradicionalmente, você pode fazer a consulta FGTS pelo CPF, de fato, mas por SMS é um dos métodos mais práticos e menos burocráticos. Isto permitirá a você ter ciência de que os depósitos foram realmente feitos, visto que serão enviadas notificações ao seu número cadastrado na agência.

Claro, se você não tem o interesse de receber notificação de mensagem, basta fazer a ligação para a Caixa Econômica. O telefone é: 0800-726-0207, e será exigido de você a sua data de nascimento, junto do NIS, que deve estar em suas mãos durante a ligação.

Como funciona a consulta do FGTS pelo CPF?

Conforme explicamos, a consulta FGTS pelo CPF precisa ocorrer pelo app. Basta inserir os dados solicitados no processo de login, colocar a senha e verificar os saldos disponíveis na conta.

O aplicativo está disponível nas duas lojas de aplicativos de ambos Android e iOS e tudo o que você deve fazer é baixar. O app é bem leve, não pesa no celular e é prático de ser acessado.

Além disso, apresentamos mais acima que a consulta FGTS pelo CPF pode ser feita por celular, ligação ou SMS. Você tem diferentes opções de escolha, que são práticos e rápidos da mesma forma que o próprio software para smartphone.

Posso consultar saldo FGTS por telefone usando CPF?

Na verdade, essa consulta FGTS pelo CPF será feita com o seu NIS e data de nascimento, conforme explicamos acima. Este número solicitado fica sempre na sua carteira de trabalho, portanto, basta tê-la em mãos a fim de saber qual é.

Posso consultar saldo FGTS por telefone usando CPF
Fonte/Reprodução: original

Além disso, se você ficar em dúvidas sobre o seu NIS, saiba ser possível descobrir qual é através do “Meu INSS”. Insira o seu CPF, senha e realize o login a fim de saber qual seria esta numeração e anote em um papel.

Agora que você aprendeu sobre a consulta FGTS pelo CPF, realize este processo sempre que você estiver com dúvidas dos valores a receber ou se quer confirmar se os pagamentos foram feitos como esperado.