Você sabia que existe o FGTS para jovem aprendiz? Caso não, saiba que é sobre isso que iremos explicar neste artigo, tirar todas suas dúvidas sobre esse benefício que os jovens desse programa tem direito.

O programa Jovem Aprendiz é um programa do governo para jovens e adolescentes que oferece cursos e a primeira oportunidade de emprego para eles. Além disso, o programa oferece diversos benefícios para os jovens que fazem parte dele, um dos benefícios inclusive é o FGTS para jovem aprendiz. 

Provavelmente muitos não sabiam que este benefício também está disponível para participantes do programa, por isso falaremos a seguir como funciona o FGTS para jovem aprendiz, como ele pode ser recebido, qual o seu valor e outras informações importantes sobre o benefício.

Como funciona o FGTS para Jovem Aprendiz?

O FGTS para Jovem Aprendiz, assim como o FGTS que conhecemos, é um fundo de garantia criado pela empresa para que o funcionário possua um dinheiro, caso ele seja demitido sem justa causa. 

Como funciona o FGTS para Jovem Aprendiz
Fonte/Reprodução: original.

No caso do FGTS para Jovem Aprendiz,  não é necessário que o menor seja demitido sem justa causa para poder receber o benefício, o Jovem possui o direito de receber o FGTS para jovem aprendiz após o encerramento de seu contrato com a empresa que ele estava trabalhando.

Quem pode se inscrever no FGTS para Jovem Aprendiz?

Assim como os demais benefícios disponibilizados pelo jovem aprendiz, o FGTS para jovem aprendiz está disponível para qualquer jovem entre 14 e 24 anos, que faça parte do jovem aprendiz e que esteja trabalhando com a carteira assinada através do programa.

Qual o valor do FGTS para Jovem Aprendiz?

O valor pago no FGTS para Jovem Aprendiz é equivalente ao total de 2% do salário bruto recebido pelo aprendiz. Diferente do FGTS padrão, no qual seu valor é 8% do valor do salário bruto do trabalhador contribuinte.

Qual o valor do FGTS para Jovem Aprendiz
Fonte/Reprodução: original.

Esta menor porcentagem na alíquota do FGTS para Jovem Aprendiz faz com que empresas que empregam jovens aprendizes consigam economizar.

Como posso sacar o meu FGTS para Jovem Aprendiz?

Como já mencionado anteriormente, o FGTS para jovem aprendiz só pode ser sacado caso o jovem seja dispensado do seu emprego sem ter recebido justa causa, ou caso seu contrato com a empresa chegue ao fim.

Para poder sacar o valor do FGTS para Jovem Aprendiz é necessário ir a uma agência da Caixa ou pode utilizar o aplicativo do FGTS para movimentar o dinheiro.

O que acontece se eu sair do meu emprego durante o programa de Jovem Aprendiz?

Caso o jovem saia do emprego antes de terminar o seu contrato se demitindo, ou por outro motivo, como faltas não justificadas ao trabalho ou alguma advertência disciplinar no trabalho, o jovem perde o seu direito de receber o seu FGTS. No entanto, ele ainda poderá receber um valor equivalente a um adicional de férias e também um 13° salário.

Além do FGTS para Jovem Aprendiz, o programa também proporciona outras vantagens e benefícios para quem participa do programa, sendo eles:

  • Curso profissionalizante;
  • Vale-transporte;
  • Férias que coincidem com as férias escolares;
  • Jornada de trabalho entre 4 e 6 horas de duração;
  • Trabalho noturno e hora extra não permitidos;
  • Recebimento de décimo terceiro salário.

Essas são as outras vantagens proporcionadas pelo programa além do FGTS para Jovem Aprendiz. Lembrando novamente que o programa Jovem Aprendiz está disponível para jovens a partir de 14 anos até os 24 anos. 

Assim, você aprendeu tudo que é necessário sobre o FGTS para jovem aprendiz, como é o funcionamento deste benefício e como ele pode ser adquirido. Então, se você tem algum amigo, familiar ou conhecido que se encaixa nos requisito do programa, compartilhe esse texto, para que também esteja ciente dos benefícios do Jovem Aprendiz.