O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício que merece a atenção de todos, tanto do empregado quanto empregador. Isto porque é preciso que todos fiquem informado sobre tudo que envolve esse benefício de tão grande importância para a classe trabalhadora brasileira, principalmente as empresas empregadoras, já que deixando de emitir determinados documentos corretamente pode impossibilitar de várias funções.  Um desses documentos é a certidão negativa de débitos, conhecida também como CND FGTS. Você sabe do que se trata? Leia o artigo abaixo e informe-se.

Certidão Negativa FGTS

Certidão Negativa FGTS – CND de débitos do Fundo de Garantia da Caixa

O que é CND FGTS

A certidão negativa de débitos, também conhecida como certificado de regularidade do FGTS, é um documento no qual alega que o empregador – o portador do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) – não tem dívidas em relação ao pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Esse documento é de grande importância para uma empresa pois não emitindo este documento ela pode ficar inapta de fazer operações financeira, como empréstimo para futuros investimentos e também financiamentos. Para cadastrar sua empresa no CND FGTS é preciso que o proprietário vá numa agência da Caixa Econômica, procure um gerente e solicite um cadastro.

Como emitir CND FGTS

Você pode emitir a CND FGTS de sua empresa aí do conforto de sua casa ou empresa. No entanto, antes de emitir a certidão negativa é preciso ter determinas informações, como: número do cadastro nacional de pessoa jurídicas (CNPJ) e também o número do cadastro específico do INSS (CEI).

Tendo todas estas informações em mãos, basta apenas acessar o site da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço:

Consulta FGTS

Preenchendo todas informações de forma correta, o sistema irá gerar o seu certificado de regularidade do FGTS.

Como consultar o CND INSS

A consulta dos débitos do INSS de qualquer empresa está disponível gratuitamente na página oficial do Fundo de Garantia, basta acessar a página do site pelo link abaixo:

http://www.fgts.gov.br/empregador/servicos_online/consulta_crf.asp

Através do portal do Fundo de Garantia, você poderá conferir a CRF do empregador. Para a consulta, basta inserir o CNPJ de uma empresa para realizar a consulta. Também é possível consultar os débitos com o fundo de garantia através do CEI da empresa e do Estado onde a pessoa jurídica está sediada.

Como funciona a certidão

A emissão da certidão é fundamental para empresas que queiram participar de licitações ou de parcerias com o poder público. Além disso, esse documento é exigido no caso da tomada de empréstimos e financiamentos tanto de bancos públicos quanto provados, pois comprova a regularidade da empresa em relação ao fundo de garantia de seus trabalhadores.

Quem pode tirar certidão negativa FGTS

Como a certidão negativa é um documento focado para os beneficiários do FGTS, pode tirar a CND os trabalhadores com carteira assinada em regime de CLT. Mas não basta apenas ter a carteira assinada, o trabalhador precisa destinar 8% de seu salário para uma conta na Caixa Econômica Federal.

Artigos Relacionados

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...