Está de olho nas papeladas de sua empresa é essencial para evitar problemas futuros. O proprietário deve estar sempre analisando os documentos, principalmente quando a empresa paga determinados benefícios a seus funcionários, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Para que ela não fique inapta de realizar determinada ações financeiras, a empresa deve emitir sua certidão FGTS.

Certidão Negativa FGTS

Certidão Negativa FGTS – CND de débitos do Fundo de Garantia da Caixa

A certidão FGTS, também conhecida como CND FGTS, ou simplesmente certidão negativa de débitos, é um documento importante que comprova que uma empresa está fazendo os depósitos do Fundo de Garantia em dia. A emissão dessa certidão é obrigatória caso a empresa queira participar de licitações e parcerias com o poder público, além de ser mandatória para conseguir financiamentos em bancos públicos e privados.

Certidão FGTS

A certidão Negativa FGTS é um documento que atesta que empresário, no caso, o dono da empresa, portador do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), não possui déficit em relação ao pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço a seus funcionários.

Para que uma determinada empresa consiga emitir a certidão FGTS é preciso que o proprietário se dirija até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal e fale com gerente que deseja fazer este documento para sua empresa. Assim, ele dará entrada no processo de emissão da certidão FGTS.

CND FGTS

CND FGTS – Exemplo de Certidão negativa do Fundo de garantia Caixa –

Como funciona certidão FGTS?

A CND FGTS é um documento de grande importância para uma empresa. Isto porque o empregador que não tem esse tipo de documento está impossibilitado de exercer determinadas movimentações financeiras, como, por exemplo, um financiamento ou empréstimo para futuros investimentos. Portanto, é sempre bom ficar de olho nas papeladas de sua empresa, prevenindo vários problemas futuros.

Como emitir Certidão FGTS

Como outros serviços oferecidos pela Caixa, você também pode emitir a certidão FGTS pela internet, daí do conforto de sua casa, sem precisar ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Para tanto, basta ter estas seguintes informações, como número do cadastro específico do INSS (CEI) e também o número do cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ).

Com estas informações em mãos, o cidadão deve acessar o site da CEF, mais especificamente a área de serviços ao cidadão, pelo seguinte endereço:

https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp.

Colocando todas as informações de forma correta, o sistema fornecerá de forma gratuita a certidão FGTS. Resta ao cidadão salvar ou imprimir.

O que é necessário para emitir a Certidão do Fundo de Garantia?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício instituído pelo Governo Federal juntamente com a Caixa Econômica Federal. Ele possui o intuito de amparar os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa ou foram atingidos por catástrofe naturais, como terremotos ou enchentes. Para que seja constituído o valor do FGTS, mensalmente, uma porcentagem de 8% do salário é destinada à uma conta da Caixa para que o valor esteja disponível quando o trabalhador precisar.

O valor do FGTS mudará de acordo com a quantia de seu rendimento mensal e também os meses trabalhados. O saldo e extrato do FGTS pode ser consultado de forma gratuita na internet pelo site da Caixa.

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