O calendário do FGTS 2023 deve ser consultado pela internet, a fim de verificar as datas e qual delas está de acordo com o seu período de nascimento. É preciso que você esteja ciente de que, anualmente, acontecem as alterações nas datas e exige-se que o trabalhador verifique a informação antecipadamente.

O que é o FGTS?

Antes de falarmos sobre o calendário do FGTS 2023, queremos que você saiba que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um benefício aos trabalhadores. O encarregado de fazer os pagamentos é a empresa que te contratou e os valores são depositados mensalmente.

O que é o FGTS?
Fonte/Reprodução: original.

Entender o FGTS permite que você saiba como o serviço funciona, quando pode fazer o saque e quais os prazos corretos. Você deve ter, sempre, atenção na hora de conferir se tudo está conforme o previsto, portanto, leia os extratos.

Através do aplicativo, você tem direito de ver todos os depósitos já feitos e acompanhar todos os meses os envios. Você garante um controle maior, evita que problemas aconteçam e descobre se o valor é aquele mesmo ou não.

Quem tem direito ao FGTS?

Somente os trabalhadores por contrato CLT. Estas pessoas receberão os valores na conta todos os meses, porém é permitido fazer os saques em tempos específicos e já determinados pela Caixa.

Não é possível fazer o saque antes do previsto, exceto se você solicitar aos bancos que consultem a sua conta para haver a possibilidade de empréstimo. Você escolhe o valor que precisa, verifica as exigências e, se estiver de acordo, basta solicitar o serviço.

Como é calculado o FGTS?

Se você não sabe qual o calendário do FGTS 2023 e nem como é calculado, saiba que é usado 8% em cima de seu salário. Dessa forma, você precisa apenas fazer a conta de vezes mais o percentual a fim de descobrir o valor.

Além disso, saiba que as porcentagens tendem a se modificar a depender sempre do seu cargo. Os CLT, de fato, tem os 8%, o jovem aprendiz 2% e domésticos terão 11,2%. Faça os cálculos a fim de saber o quanto deve receber e, se tudo está realmente de acordo no aplicativo. São os únicos, inclusive, que precisam consultar o calendário do FGTS 2023 para ver quando receberão.

O que acontece se eu não sacar o FGTS?

Caso você não saque, o valor permanece na sua conta. O dinheiro continuará a ter os juros corridos, e você só terá o direito de sacar no próximo ano. Se você não quer esperar ou não deseja esquecer, manter atenção ao dia certo garantirá que você consiga ter o dinheiro em mãos.

Se mesmo assim você não lembrar, anote o dia em sua agenda para ser enviado um lembrete da data certa. Assim, você evita esquecer, garante que faça o saque e ter o dinheiro em mãos para utilizar.

Posso sacar o FGTS para comprar um imóvel?

Você pode usar o FGTS para comprar um imóvel, investir, ou dar entrada em um carro. Prefere reformar a sua casa? Com o Fundo de Garantia isto é possível, e você tem a oportunidade de tornar o seu lar como sempre desejou.

Posso sacar o FGTS para comprar um imóvel?
Fonte/Reprodução: original.

Saiba que o dinheiro pertence a você e que pode-se utilizar como quiser. A partir do momento em que você faz o saque, quem controlará os valores, será exclusivamente você.

Qual o calendário do FGTS 2023?

Se você não sabe qual o calendário do FGTS 2023, apresentaremos abaixo as principais datas para você não esquecer. Lembre-se, a consulta dos valores pode ser feita pelo próprio aplicativo e você deve apenas inserir o seu CPF e senha.

  • Nascidos de janeiro: de 2 de janeiro a 31 de março de 2023;
  • Nascidos de fevereiro: de 1º de fevereiro a 28 de abril de 2023;
  • Nascidos de março: de 1º de março a 31 de maio de 2023;
  • Nascidos de abril: de 3 de abril a 30 de junho de 2023;
  • Nascidos de maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2023;
  • Nascidos de junho: de 1º de junho a 31 de agosto de 2023;
  • Nascidos de julho: de 3 de julho a 29 de setembro de 2023;
  • Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2023;
  • Nascidos em setembro: de 1º setembro a 30 de novembro de 2023;
  • Nascidos em outubro: de 2 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
  • Nascidos em novembro: de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
  • Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Agora que você sabe o calendário do FGTS 2023 completo, anote os dias e se mantenha por dentro das informações fornecidas pelo próprio site ou aplicativo. Assim, garante que você não esqueça de datas, e faça o saque no tempo certo.

Onde consultar?

O ideal de consultar o calendário do FGTS 2023 é diretamente pela Caixa, seja por aplicativo e site do FGTS. Assim você terá todas as informações necessárias, mas caso ainda tenha dúvidas, basta ir a uma agência caixa onde o atendente irá lhe explicar sua situação.

Mas caso você queira continuar informado sobre o FGTS, continue navegando em nosso portal e confira todos os conteúdos sobre o benefício. Agora, basta você seguir as dicas deste artigo e claro, analisar e organizar sua vida financeira para não se afundar em dívidas futuramente.