O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tornou-se num benefício essencial para classe trabalhadora brasileiras. Hoje, muitos desempregados conseguem manter as despesas de suas famílias com o recurso do benefício. O benefício hoje é requisitado por milhares de brasileiros. No entanto, são poucos que procuram informar sobre os valores e também como é feito o cálculo do FGTS. Então, você quer se informar sobre como é feito este cálculo? Leia o artigo abaixo.

Cálculo FGTS

Cálculo FGTS – Como calcular o fundo de garantia

Quem tem direito ao Fundo de Garantia

  • O FGTS é um benefício que atende os trabalharam que firmaram acordo de trabalhado de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida pela sigla CLT.
  • Empregados domésticos com carteira assinada tem direito a receber o Fundo de Garantia;
  • Também tem direito ao FGTS os atletas profissionais, como jogadores de futebol, vôlei, esquiador, nadador, etc;
  • Trabalhadores temporários e avulsos também tem direito ao fundo de garantia;
  • Trabalhadores rurais; safreiros, aqueles operários rurais que trabalham apenas no período de colheita.

Para que o valor do FGTS esteja disponível quando o trabalhador precisar, mensalmente, é destinado 8% do salário para uma conta na Caixa Econômica Federal.

Como calcular o FGTS

Todos os meses, o empregador deve depositar um valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário na conta correspondente ao fundo de garantia do empregado, na caixa Econômica Federal. Esse fundo só pode ser sacado em determinadas condições, e funciona como uma espécie de “poupança obrigatória” para o trabalhador ter dinheiro em caso de necessidade.

O valor do depósito mensal do fundo de garantia é de 8% do salário do trabalhador na maioria dos casos – com a exceção dos contratos de trabalho firmados através da lei nº 11.180/05 de contrato de aprendizagem, que só exige o depósito de 2% do salário do aprendiz para o fundo de garantia.

Exemplo de cálculo FGTS

Caso seu rendimento mensal seja apenas de R$880, você deve dividir esse valor por 100, para o cálculo ficar mais fácil. Ao dividir, o resultado será de 8,8. Então, você multiplicará esse valor pela quantidade de porcentagem destinada ao FGTS, no caso, 8. O resultado da multiplicação será o valor que será descontado todos os meses de seu salário para o FGTS. Na situação, seria de 70,4.

Sabendo desta informação, basta apenas multiplicar esse valor de 70,4 pelos meses trabalhados e saberás quanto receberá de seguro-desemprego. O procedimento é este para todo mundo, basta apenas que altere o valor do salário, caso seu rendimento seja mais.

Cálculo FGTS online

Fazer todo o cálculo do FGTS à mão é um grande trabalho. Por isso, existe a calculadora online que permite fazer esse cálculo com apenas alguns cliques. Para calcular o valor do seu fundo de garantia devido, basta preencher abaixo os valores corretamente.

[CALCULADORA]

Para calcular o FGTS, é necessário que você coloque o valor de seu salário e quantidade de meses trabalhados. A grande vantagem dessa calculadora do fundo de garantia, é que ela dispensa cálculos complicados e dá o resultado exato do seu fundo de garantia.

Artigos Relacionados

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...