Antecipar o FGTS fará com que você tenha o valor disponibilizado em suas mãos, ao invés de realmente aguardar até o mês do seu aniversário para fazer o saque. No entanto, onde existem benefícios surgirão mais desvantagens e que não serão tão atrativas quanto se pensava à primeira vista. Explicaremos a você tudo o que precisa saber para decidir se vale ou não a pena adiantar este pagamento. Confira a seguir.

Quais os benefícios de antecipar o FGTS?

Você sabia que antecipar o FGTS gera vantagens para se usar o dinheiro como você bem quiser? Não é necessário realizar a comprovação da sua renda, tampouco explicar o motivo pelo qual você precisou fazer o saque antecipadamente.

Quais os benefícios de antecipar o FGTS
Fonte/Reprodução: original

Além disso, saiba que ao invés de aguardar até outubro ou novembro (ou qual for o mês do seu aniversário), você estará com o valor em mãos meses antes. Não é necessário esperar este período, exceto, claro, se você preferir aguardar.

Inclusive, se você optar por antecipar o FGTS verá que as taxas de juros são bem menores. Este empréstimo é uma das principais escolhas de pessoas que não estão com muita vontade de esperar o período certo chegar, pois precisam quitar algumas dívidas e resolver outras pendências.

Como posso antecipar o FGTS?

Qualquer pessoa pode antecipar o FGTS, desde que tenha uma conta ativa/inativa e com saldo. No entanto, é necessário estar inserido dentro da modalidade de saque-aniversário, que deve ser solicitada através do telefone da Caixa.

É importante saber que no caso de antecipar o FGTS, é necessário que você tenha uma conta-corrente com a Caixa e não tenha absolutamente nenhum empréstimo em aberto. Caso contrário, a instituição não concederá a você os valores solicitados durante o acordo.

Inclusive, falamos acima que para antecipar o FGTS por intermédio do saque-aniversário era necessário entrar em contato com a Caixa. Temos algumas possibilidades que te ajudarão neste processo:

  • Acesse ao internet banking da Caixa;
  • Site FGTS;
  • App do FGTS.

Estas são as principais maneiras de se fazer a solicitação da modalidade de saque, e evitar ter dores de cabeça na hora de pedir para antecipar o FGTS no valor de que você precisa.

Quais as consequências de antecipar o FGTS?

A partir do momento em que falamos sobre antecipar o FGTS, saiba que haverá juros deste empréstimo. Você terá de fazer o pagamento regularmente, a fim de evitar cobranças futuras por inadimplência e pode não valer a pena, no final das contas.

Quais as consequências de antecipar o FGTS
Fonte/Reprodução: original

Dentre os problemas de se antecipar o FGTS está o de você não ter a possibilidade de fazer o saque do valor integral caso seja demitido. Este é mais um dos motivos que você deve manter atenção e decidir se vale ou não realizar a antecipação.

Existe alguma taxa para antecipar o FGTS?

Para antecipar o FGTS existe, de fato, uma taxa que pode chegar a ser assustadora. Dessa forma, explicaremos a você o porquê de ser tão desvantajoso em realizar a antecipação dos valores:

  • Dinheiro disponível no FGTS de R$ 10 mil: você antecipa 5 anos;
  • O valor a ser pago será de: R$ 1.914,74 já com juros e IOF inclusos;
  • A taxa mensal é de 1,49% e a anual é de 19,42%.

Pense que este percentual exorbitante será totalmente retirado da sua conta, e você não terá mais acesso. Por este motivo, recomendamos que você veja se vale a pena antecipar o FGTS ou não. Não deixe de conferir outros conteúdos e ficar por dentro de tudo sobre o fundo de garantia!