O seguro desemprego é um alento para milhares de trabalhadores nesse momento de crise que país enfrenta. E como muita gente tem procurado esse benefício, e por isso as agências do ministério do trabalho tem ficado lotada. Para evitar esse problema, justamente, foi criado o serviço de agendamento seguro desemprego. Com ele, é possível marcar um horário e evitar as longas finas de espera nos postos de atendimento do MTPS.

Agendamento Seguro Desemprego

Agendamento Seguro Desemprego – Como agendar o Auxílio Desemprego

Como se sabe, o Seguro Desemprego é um importante benefício que ampara o trabalhador em momentos difíceis como esse, onde ele precisa arcar com suas despesas pessoais e procurar uma nova oportunidade de trabalho, pois o benefício é temporário.

Para isso, os trabalhadores que possuem o direito ao Seguro Desemprego devem realizar o agendamento pelo sistema eletrônico do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), para depois se dirigir a um posto de atendimento. Se essa é a primeira vez em que dará entrada no benefício e não sabe como funciona esse novo modelo é só continuar comigo neste artigo, que irei te mostrar como funciona.

Como agendar Seguro Desemprego

Com o intuito de desafogar as grandes filas e melhorar a qualidade do atendimento, o MTE resolveu utilizar a tecnologia, para oferecer mais comodidade na realização de suas várias atividades.

Dessa forma, se você for dar entrada no seu Seguro Desemprego deverá acessar primeiramente o site do Ministério (http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam) no SAA (Sistema de Atendimento Agendado).

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Escolha o município de atendimento e o local onde quer agendar o encaminhamento do Seguro Desemprego

Assim que a página abrir, vá ao menu a sua esquerda e clique sobre “Agendar”. No formulário você deverá informar o seu Estado, o seu Município e em “Tipo de Atendimento” procure pela opção “Entrada no Seguro Desemprego”. Digite o código de segurança e depois clique em “Prosseguir”.

Na nova janela, informe o seu CPF, a sua data de nascimento e o número de um telefone para contato. Depois clique novamente no botão “Prosseguir”. Consequentemente, aparecerá o dia e horário em que deverá comparecer ao Posto de Atendimento, para fazer a solicitação do seu benefício.

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Janela de marcação de Horário para o atendimento no Ministério do Trabalho

Se por acaso a data e/ou horário não for compatível para o seu comparecimento ou ainda surgir algum imprevisto após a realização do procedimento eletrônico, você poderá alterar o comparecimento. Para isso, é só acessar novamente o sistema e realizar um novo procedimento, mas ao invés de clicar no botão “Agendar” você irá clicar em “Reagendar”.

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Quais são os estados que realizam o atendimento online?

Como o projeto é para todo o Brasil, desde o inicio de 2016 muitos estados e municípios já estão realizando este procedimento. Para saber se sua região já aderiu ao modelo eletrônico é só acessar a página do Agendamento e verificar.

Documentos Seguro Desemprego – O que é exigido?

Após realizar o agendamento, você deverá juntar os seus documentos pessoais, comprovante de residência, Carteira de Trabalho, o Termo de Rescisão de Contrato e o Requerimento do Seguro Desemprego.

Se você tiver alguma dúvida sobre a documentação poderá entrar em contato com o Ministério do Trabalho, através de sua Central de Atendimento pelos telefones 0800 610101 e 0800 2850101. A ligação é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 18 horas. E, por fim, não só o Seguro Desemprego é realizado por agendamento, mas também a solicitação da Carteira de Trabalho e outras atividades.

Como Consultar o Seguro Desemprego?

A consulta pelo seguro desemprego pode ser feita pelo portal do trabalhador pelo portal da Caixa Econômica Federal, através do link abaixo.

Consulta FGTS

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